CIEE

CIEE: Banca de Concursos Públicos para Estágios. Saiba tudo!

Uma das formas de garantir estabilidade financeira e econômica é sendo aprovado em concursos públicos. Todos os anos, milhares de vagas ficam disponíveis em todo o Brasil, tanto para cargos efetivos quanto para estágio.

A banca CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma organização filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua há mais de 50 anos na organização de diversos concursos públicos para estágio e aprendizado.

Grandes entidades como a Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Tribunais Federais firmam parcerias com essa banca para a realização de certames para contratação de estagiários.

Uma das formas de aumentar as suas chances de ser aprovado nas provas aplicadas pela CIEE é estudando como essa organização atua, como suas provas são elaboradas e como se preparar para os concursos.

Diferente de outras bancas de concurso público, o foco da CIEE não é para concursos para vagas efetivas, mas sim para programas de estágio.

Trabalhar como estagiário em instituições de renome é uma excelente forma de começar no mercado de trabalho e enriquecer o currículo profissional, principalmente para candidatos que estão terminando os estudos agora.

Os salários pagos para estagiários e aprendizes no Brasil têm aumentado muito nos últimos anos. Além disso, existem vários benefícios que são pagos conjuntamente com o salário mensal.

Outra vantagem de ser aprovado nas provas da banca CIEE é a possibilidade de seguir na carreira escolhida, uma vez que tanto no estágio quanto no aprendizado o jovem aprende sobre sua área. Dessa forma fica mais fácil passar em outros concursos.

Através deste guia você ficará por dentro de todos os macetes para ser aprovado nos concursos organizados pela CIEE. São dicas, técnicas e estratégias poderosas para que você possa sair na frente dos concorrentes. Confira:

  • Entendendo a banca CIEE
  • Conhecimentos mais exigidos pela CIEE
  • CIEE: inscrição no processo seletivo
  • CIEE: como se organizar para a prova
  • Editais abertos da CIEE
  • CIEE: dicas poderosas para você gabaritar a prova

Entendendo a banca CIEE

São várias as instituições nacionais e regionais que confiam nos serviços da CIEE para a organização de processos seletivos para vagas de estágio e aprendizado.

A CIEE é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo conseguir vagas para jovens do ensino médio e também do ensino superior. Todos os anos, milhares de vagas são oferecidas através dessa banca.

Para ser aprovado na prova é essencial que você conheça como essa banca funciona, como é feita a distribuição das questões, o nível de dificuldade e a quantidade de concorrentes em cada processo seletivo.

Os Editais da CIEE ficam disponíveis sempre na página eletrônica da instituição na internet, para acesso e consulta por parte dos candidatos interessados.

Diferente de muitas bancas de concursos públicos, a CIEE prefere organizar certames cujas vagas são para estágio e aprendizagem, evitando os concursos para cargos efetivos, tendo em vista seu objetivo social.

As questões das provas organizadas por essa banca variam muito de acordo com a empresa que está oferecendo as vagas, mas em termos gerais as provas são consideradas de média ou baixa complexidade.

Uma forma de garantir uma colocação profissional nos processos seletivos aplicados por essa banca é fundamental que os candidatos estudem com antecedência, além de ficar sempre atualizado sobre as novas vagas abertas no site.

Os processos seletivos são simplificados, geralmente com apenas uma prova de conhecimento objetiva, decisiva para a classificação.

Além de divulgar os dados referentes aos processos seletivos abertos e em andamentos, a CIEE mostra com clareza quais as fases de cada um dos concursos disponíveis, o que ajuda muito o candidato na hora de decidir se vale a pena fazer a inscrição.

Para ter mais informações sobre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) você pode entrar em contato através do telefone 0800 da instituição ou através do formulário no próprio site.

Conhecimentos mais exigidos pela CIEE

Uma das formas de se preparar para as provas aplicadas pela CIEE é entendendo bem como elas são elaboradas, quais os conhecimentos cobrados e áreas de maior complexidade.

De posse dessas informações os candidatos podem se preparar melhor, elaborando um cronograma de estudos específico para essa banca.

Por se tratar de uma instituição que organiza concursos principalmente de nível médico, como vagas de estágio e aprendizado, as questões das provas tendem a ser fáceis. Isso não significa, no entanto, que é possível passar sem estudar.

O mais indicado é que os candidatos leiam todo o edital disponibilizado pela banca, para saber exatamente quais serão as áreas de conhecimento cobradas na prova.

Nas questões de língua portuguesa a banca cobra interpretação textual, muitas vezes com questões relativas a leitura de algum conteúdo. Para ir bem nesse bloco da prova é necessário fazer uma leitura cuidadosa dos enunciados.

Muitos órgãos firmam parceria com a CIEE para a execução de processos seletivos para vagas em Direito. Para os candidatos que desejam conseguir estágio ou trabalhar como aprendizes em uma delas, é preciso maior atenção ao conteúdo programático do Edital.

Estudar tudo que for indicado no documento de abertura do processo seletivo é fundamental para não ser surpreendido na hora de fazer a prova.

Do mesmo modo que ocorre em outras bancas de concursos públicos, o bloco de matemática das provas da CIEE tende a ser o mais difícil da prova, com questões que cobram bastante dos candidatos.

Por isso a importância de se preparar com antecedência para garantir uma aprovação entre os primeiros colocados.

CIEE: inscrição no processo seletivo

O processo de inscrição nos processos seletivos organizados pela banca CIEE são simplificados, mas é importante que o candidato se atente ao prazo previsto no edital.

Via de regra as inscrições são realizadas pela internet, através do site da banca. Na primeira página o candidato deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

Na página seguinte a quantidade de dados a serem informados é maior, incluindo nível de escolaridade, endereço de residência, telefone para contato, nome da mãe e outros.

É de responsabilidade do candidato preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição, sendo que erros podem acarretar na exclusão do processo seletivo, sem possibilidade de recurso contra a banca.

Geralmente não há cobrança de taxas, tendo em vista que as vagas não são para cargos efetivos, mas sim para estágio e aprendizado. Isso é ótimo para candidatos que não querem gastar dinheiro na hora de fazer o processo seletivo.

Após finalizar a inscrição, é aconselhável a impressão do comprovante, como forma de atestar que o procedimento foi realizado dentro do prazo.

Como o número de processos seletivos abertos e em andamento organizados por essa banca é grande, é fundamental que o candidato preste bastante atenção na hora de se inscrever. Dessa forma é possível evitar equívocos, como se inscrever no certame errado.

Feita a inscrição no edital CIEE, é só se preparar para fazer uma boa prova e conseguir ser aprovado no processo seletivo.

CIEE: Como se organizar para Prova

Todos os anos os candidatos à concursos públicos pesquisam sobre como garantir a aprovação nos certames abertos. Existem muitas estratégias poderosas que ajudam na hora de organizar a rotina de estudos.

A verdade é que quem se prepara com antecedência tem maior probabilidade de ser aprovado, tendo em vista que o intervalo de tempo entre a divulgação do edital e a realização da prova é curto.

Quem espera o concurso sair para começar a estudar precisa se esforçar muito mais para alcançar êxito nessa empreitada.

Se você já começou a estudar para algum concurso da banca CIEE ou deseja começar agora, é importante estar por dentro das melhores estratégias para se organizar para a prova.

Com mais de 50 anos de atuação no mercado, a CIEE é uma velha conhecida dos concurseiros. Vários concursos já foram executados pela instituição nos anos anteriores, o que permite conhecer melhor sua forma de atuação.

E estudar pelas provas passadas é uma excelente maneira de ficar um passo à frente dos outros concorrentes, pois dessa forma você estará aprendendo a forma como essa banca elabora suas questões.

Sem falar que volta e meia a CIEE repete questões em suas provas, de forma que se você tiver sorte, poderá se surpreender no dia da seleção.

É importante frisar que a possibilidade de isso acontecer é pequena, tendo em vista que os profissionais dessa banca estão sempre atualizando o banco de questões. Em todo caso, não custa nada refazer algumas provas, até mesmo para assimilar o conteúdo.

São muitos os jovens que fazem as provas organizadas pela CIEE, o que significa que a concorrência pelas vagas é grande.

Mas não é impossível conseguir uma aprovação, principalmente se você se dedicar, conhecer bem o estilo da banca e se concentrar na hora de responder as questões da prova.

Lembre-se de que o conteúdo cobrado nas provas é o mesmo que você estuda no ensino médio ou na faculdade, de forma que você só vai precisar fazer uma revisão, dando mais atenção para as matérias mais difíceis, como matemática.

Editais abertos da CIEE

São vários os processos seletivos em andamento organizados pela CIEE. Várias instituições de renome como a Caixa Econômica Federal e o Instituto Nacional da Seguridade Social oferecem vagas através dessa banca.

Os editais da CIEE ficam disponíveis para consulta pública no site da instituição, através da página “estudantes”.

As vagas oferecidas são para nível médio e superior. Como a banca oferece apenas vagas de aprendizado e estágio, os candidatos não precisam ter concluído o curso para concorrer na seleção.

Para não perder nenhum concurso dessa banca, o mais indicado é que você visite sempre o site do CIEE e se atualize. Muitos candidatos perdem oportunidades por não saberem que determinado concurso já estava aberto.

Assim que um edital é lançado no site, o primeiro passo é ler todas as informações nele contidas. É através dele que você ficará sabendo o prazo para inscrição, o número de vagas, os conhecimentos que serão cobrados na prova e muito mais.

Depois de analisar os editais abertos, faça sua inscrição naqueles que se encaixem no seu perfil, de acordo com as exigências do certame.

Para que você fique bem informado, divulgamos aqui constantemente dados acerca dos concursos dessa banca, além de dicas e estratégias para que você possa arrebentar na prova.

CIEE: dicas poderosas para você gabaritar a prova

Agora que você já sabe como a banca CIEE estágios funciona, quais os conteúdos mais cobrados, como fazer a sua inscrição, os editais abertos e como se organizar para as provas, está na hora de conhecer as dicas e macetes que certamente irão te ajudar a conseguir uma vaga.

Processos seletivos para vagas de aprendizado e estágio geralmente são muito concorridas, pois milhares de jovens estudantes sonham em conseguir uma boa colocação profissional antes mesmo de terminar o curso, seja ele de nível médio ou superior.

Para se destacar no meio da multidão, nada melhor do que dominar as técnicas para realização de provas de concursos públicos.

São estratégias que já mostraram resultados com outros candidatos e que você também pode usar na hora de fazer a prova ou mesmo na fase preparatória.

Uma dessas dicas é estudar somente o conteúdo que for especificado no edital. Muitos candidatos costumam estudar além do que é exigido e acabam se confundindo na hora de resolver as questões.

A banca CIEE é obrigada a cobrar em suas provas apenas a matéria delimitada no edital, motivo pelo qual você nem precisa pensar em estudar conteúdo extra.

Outra dica fundamental é não fazer a prova procurando por pegadinhas, pois a banca CIEE geralmente elabora questões que exigem conhecimento, sem sacanear com os candidatos. Isso significa que se você sabe a resposta, não tenha medo de marcar de primeira.

Parece meio óbvio, mas é importante prestar atenção na hora de preencher o gabarito da prova, reservando sempre alguns minutos do tempo para essa tarefa. Candidatos que realizam o preenchimento sem cautela acabam anulando questões e perdendo a vaga.

Quer saber mais? Acesse http://www.ciee.org.br/.

Leave a Reply